O GENIUS é um jogo bastante popular que desafia a memória do jogador. Nessa versão simplificada do jogo, utilizaremos 3 LED’s e 3 botões. O jogo funciona de forma simples, o código criará uma sequência de acendimento dos LED’s e o jogador terá que replicá-la utilizando os botões. Cada vez o jogador acertar a sequência, a próxima rodada terá uma sequência maior de memorização. A montagem pode ser tranquilamente feita na protoboard.

O projeto utiliza conceitos de Leitura Digital e Escrita Digital.

Primeiro definimos as variáveis globais utilizadas no código.

Em seguida, é definida a função setup() a pinagem correspondente dos botões e dos LED’s.

O código funciona do seguinte modo:

Primeiro o jogo gera uma sequência de acendimento dos LED’s.

Segundo, executa a sequência gerada usando um LED e um tom diferente.

Terceiro, o jogador repete a sequência enquanto o programa a grava.

Por fim, a comparação entre os valores criados pelo programa e os valores criados pela sequência do jogador é feita e caso o jogador acerte a sequência, todos os LED’s se acendem e o programa passa para a próxima rodada.

 

Confira o esquemático abaixo.

 

O circuito final ficará parecido com este:

Confira o código abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *