O Kit de Robótica Bit-O é uma ferramenta auxiliar no aprendizado e no ensino de Robótica, Mecatrônica, Mecânica, Eletrônica, Materiais, Sensores, Programação, Jogos, Matemática, Física, e muito mais. No presente tópico vamos fazer um breve resumo sobre cada peça presente no Kit e explicar sua aplicação no funcionamento no Bit-O.

Na imagem a seguir temos a visão explodida dos componentes presentes no robô.

Estrutura em MDF

A estrutura do Bit-O é toda feita em MDF de 3mm. Com algumas das partes dobráveis, o desenho das peças foi feito de uma maneira que o robô tivesse eficiência estrutural adequada para sua aplicação, que acomodasse os componentes eletrônicos em seu interior e com uma facilidade no hora da montagem.

Porcas e Parafusos

Para a fixação dos componentes eletrônicos na estrutura em MDF bem como a união entre as partes estruturais do Bit-O, foram utilizados porcas e parafusos, garantindo assim uma fixação estável.

Roda Boba

O chassi do robô Bit-O foi baseado na construção do 2WD, para isso fez-se necessário a implementação de uma Roda Boba no Kit, dessa maneira uma estrutura impressa em 3D juntamente com uma bola de gude formam a roda boba.

Jumpers

Os Jumpers são ligações móveis utilizadas entre dois pontos dentro de um circuito eletrônico.São, geralmente pequenas peças ou fios metálicos, isolados por um material não condutivo, responsáveis pela condução de eletricidade tanto em placas de circuitos impressos (PCI) quanto em Protoboards. Os Jumpers são indicados para você que realiza testes, simulações e montagem de projetos em placas protoboard, também conhecidas como placas breadboard ou matriz de contato. Ele possui em cada extremidade conectores macho.

 

Arduino Nano, Expansor e Cabo USB

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, baseado em hardware e software de fácil uso. Ela é programada utilizando a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring. A programação pode ser feita no ambiente de desenvolvimento IDE Arduino.

 

Mini-Protoboard

Uma protoboard / breadboard é uma placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais. A grande vantagem da protoboard na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes, uma vez que não necessita soldagem dos contatos. As protoboards variam a quantidade de furos, tendo conexões verticais e horizontais.

Sensor Ultrassônico

O Sensor medidor de distância ultrassônico HC-SR04 foi desenvolvido para calcular distâncias. Ele é composto por um emissor e um receptor, com capacidade de medir distâncias de ~2cm até ~4m, com uma precisão de aproximadamente 3mm. Este sensor emite sinais ultrassônicos que refletem no objeto a ser atingido e retornam ao sensor, precisando a distância do alvo, tomando o tempo de trânsito do sinal.

 

Sensor Seguidor de Linha

O Módulo Seguidor de linha – TCRT5000 foi desenvolvido para aplicação em projetos robóticos e é principalmente aplicado no desenvolvimento de projetos de robôs seguidores de linha.

Os robôs seguidores de linha são projetos que funcionam a partir de linhas pretas demarcadas no chão, desde que o chão seja totalmente branco. O robô seguirá estas linhas que definirão o trajeto a ser seguido graças ao Módulo Seguidor de linha – TCRT5000.

O Módulo Seguidor de linha – TCRT5000 é baseado em 1 transmissor e 1 receptor infravermelho que emitem e captam sinais luminosos.

Este módulo conta ainda com um potenciômetro para ajuste da sensibilidade do sensor, o que facilita bastante a construção do protótipo ganhando-se tempo já que não há a necessidade de implementar este ajuste no software do microcontrolador.

Módulo Bluetooth Low energy

O módulo HM-10 permite implementar a comunicação bluetooth em seu projeto. Trabalha tanto em modo mestre quanto em modo escravo. Possui LED indicador de pareamento e um regulador de tensão em sua própria placa. Seu alcance de comunicação é de até 10m.

Motor DC e Rodas

O Motor com Caixa de Redução se diferencia dos demais motores por possuir caixa de redução e eixo duplo, tornando-se assim, um produto de extrema funcionalidade utilizado por hobistas e projetistas para o desenvolvimento de projetos robóticos e de automação residencial.

O Motor com Caixa de Redução é facilmente aplicado em projetos robóticos, incluindo carrinhos e pequenos robôs, entre outros. Com sua exclusiva caixa de redução com eixo duplo, ele apresenta um torque/força de trabalho considerável, porém se destaca no quesito torque, alcançando uma carga sobre si relativamente elevada.

Acompanha Roda com pneu em borracha, o que garante melhor desempenho e evita derrapagens.

Módulo Ponte H

O Módulo Driver Ponte H HG7881 pode ser aplicado para controlar 2 motores DC independentes ou 1 motor de passo bifásico 4 fios, controlando o sentido do giro e a velocidade dos motores. Muito aplicado em projetos robóticos, o Módulo Duplo Driver Motor DC possui tensão de entrada de 2.5V a 12V, com capacidade de produção de corrente contínua de 800mA em cada canal.

Clip para Bateria de 9V

O Conector de Bateria 9V com conector P4 centro positivo é utilizado para alimentação de plataformas de prototipagem, em especial o Arduino. Diferentemente de outros modelos este conector já vem com o plug P4 integrado, possibilitando a instalação imediata.

Na prática o  Conector de Bateria 9V para P4 serve para alimentar os microcontroladores que atuam longe da fontes de alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *